Pele Saudável
Cuidados Gerais
Os fatores endógenos são geneticamente determinados e os adquiridos com a forma como nos expressamos e dormimos, como as linhas de expressão, os sulcos e vincos. Já os exógenos são determinados pelo meio-ambiente e pela forma como cuidamos do nosso corpo e do nosso equilíbrio mental e emocional.
Para manter uma pele saudável é preciso ter uma vida em equilíbrio e saber proteger a pele dos efeitos nocivos e cumulativos da radiação ultravioleta. Isso não significa privar-se da exposição solar, mas realizá-la com consciência. É de extrema importância escolher um fotoprotetor de amplo espectro (UVA, UVB e físico), que se adapte bem ao seu tipo de pele e utilizá-lo diariamente. Para exposição solar propriamente dita, o fator de proteção deve ser no mínimo de 30, acompanhado de uma “barreira” física, que pode ser um boné ou uma viseira de tramas bem fechadas. No caso de praia ou piscina, o fotoprotetor deve ser reaplicado a cada 2 horas ou a cada mergulho.
Prevenção do Envelhecimento Cutâneo
Após os 30 anos de idade a pele apresenta mudanças na coloração e surgimento de manchas, sulcos e linhas. Nesta fase, é recomendável iniciar cuidados regulares sob a orientação de um bom dermatologista. É indicada a utilização de ácidos de uso tópico que atuam de forma progressiva induzindo à maior produção de colágeno pelos fibroblastos presentes na derme, retardando o processo que conduz à flacidez cutânea, com o passar dos anos. No verão, podem ser usados os ácidos glicólicos, os alfa-hidroxi-ácidos e os retinaldeídeos. No inverno, ácido retinóico que é mais potente, sempre acompanhado do uso diurno de fotoprotetor. A ingestão via oral regular de vitaminas C e E também estimulam a produção de colágeno pelos fibroblastos. A ingestão de líquidos e os cuidados na exposição solar também são indispensáveis para a manutenção da boa aparência e saúde da derme.
Cuidados Específicos para cada tipo de pele
Peles oleosas: recomenda-se o uso regular de substâncias tópicas que modulam a secreção sebácea, limpezas de pele uma vez ao mês e ciclos de peelings específicos anualmente. Assim, previne-se a formação de comedões abertos, que podem levar, com o passar dos anos ao aspecto de poros dilatados. Retirando-se comedões fechados com a limpeza de pele, realizada por profissional especializada, previne-se acne e suas consequentes manchas e cicatrizes. Peles ressecadas: hidratar diariamente face e corpo após o banho. Sabonete de glicerina ou tipo “Cold Cream”, evitando água muito quente. Pode-se realizar hidratação facial mais profunda em consultório. Intensificar o uso de hidratantes no inverno e durante viagens de avião. Evitar uso de amaciante de roupa e produtos tipo “passe-bem” nas roupas quando a pele estiver muito ressecada, pois podem causar reações alérgicas chamadas dermatites de contato.
Hidratação Via Oral
A ingestão hídrica regular de cerca de dois litros de água por dia em um indivíduo adulto é importante para manter a pele hidratada e o metabolismo em alta. Os músculos precisam de água para trabalhar e chegam a aumentar em 30% seu metabolismo com a ingestão hídrica adequada. A hidratação regular ajuda também a prevenir acúmulo de gorduras localizadas e celulite. Nosso organismo dispõe de mecanismos que regulam a entrada e a saída de água. Apenas percebemos a sede, que é um dos reguladores, mas não devemos esperar ter sede para fazer a ingestão de líquidos. A água demora entre 30 minutos á 1 hora para ser distribuída em nosso corpo, assim há maior risco de desidratação se esperamos ter sede para saciar nossa necessidade de líquidos.
A Pele na Gestação
Previna danos cutâneos na gestação, estrias e flacidez com dieta e atividade física regular apropriadas. Essas medidas ajudam a manter o aumento de peso dentro do esperado: 8 a 12 quilos. A drenagem linfática, sob recomendação médica, também é importante no controle do edema e da celulite. Além disso, deve-se aplicar na pele substâncias de alto poder hidratante e que não ofereçam risco para o feto em formação. Consulte seu dermatologista sobre o creme mais adequado durante a gestação. O fotoprotetor diário e o cuidado durante a exposição solar previnem a formação de manchas conhecidas como Melasma. Durante a gravidez, há mulheres que apresentam pele muito seca ou muito oleosa. Nestes casos, deve-se evitar banhos demorados e com água muito quente. A pele do bico dos seios também requer cuidados, massagens com bucha vegetal tornam a pele mais resistente e apta à amamentação.